Nova Classificação de Perigo na Europa (CLP)

O CLP é um regulamento da União Europeia que alinha o seu sistema de classificação, rotulagem e embalagem (Classification, Labeling and Packaging) de produtos químicos com o Sistema Mundial Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos das Nações Unidas (Globally Harmonized System – GHS).

No dia 1 de Junho de 2015, todos os produtos químicos vendidos na Europa têm de estar reclassificados e rotulados de acordo com este regulamento. A Henkel Adhesive Technologies garantirá a conformidade de todos os seus produtos vendidos na Europa com os requisitos CLP atempadamente.


 O que vai mudar:  NÃO terá impacto sobre:
  • Fichas de Dados de Segurança (FDS) para produtos Henkel devido a novas classificações de matérias-primas
  • Conteúdo do rótulo dos produtos Henkel
  • Embalagem exterior dos produtos Henkel
  • Composição e formulação química dos produtos
  • Todas as aprovações e certificações


O que traz de novo o CLP?


Pictogramas

O regulamento CLP introduziu novos pictogramas de perigo. Os pictogramas em forma de diamante indicam a natureza do(s) perigo(s) associado(s) à utilização de um produto perigoso.

 
Advertências de perigo

É uma advertência atribuída a uma classe e categoria de perigo que descreve a natureza dos perigos de um produto perigoso, incluindo, se necessário, o grau de perigo.

 

Palavra-sinal

Indica o nível relativo de gravidade dos perigos, a fim de alertar o leitor para um potencial perigo do produto: “Perigo” para perigos mais graves e “Atenção” para perigos menos graves.

 
Recomendações de prudência

Indicam como manusear o produto em segurança e as medidas a tomar em caso de exposição acidental ao produto.

 


Para mais informações sobre a implementação do regulamento CLP na Henkel, descarregue a nossa apresentação abaixo ou contacte o seu representante de vendas ou o serviço ao cliente da Henkel.

Download

Nova Classificação de Perigos na Europa (CLP)
Nova classificação de perigos de produtos químicos

Para informação pormenorizada sobre o regulamento CLP, visite a página web da Agência Europeia das Substâncias Químicas (European Chemicals Agency – ECHA): http://echa.europa.eu/web/guest/regulations/clp/